segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Relatório do 6º e 7º encontro-oficina livre

Realizamos no dia 23 de julho de 2009, duas oficinas livres (manhã e tarde), totalizando 8h.

OBJETIVOS:

1. Objetivo Geral

Proporcionar aos profissionais que atuam na Educação, espaços de debates para que sejam capazes de perceber que a leitura se constitui como uma capacidade indispensável na formação do indivíduo crítico, contribuindo para uma melhoria na qualidade de vida dos cidadãos.

2. Objetivos Específicos:

  • Repensar o trabalho pedagógico através de debates teórico/práticos.
  • Proporcionar uma reflexão do trabalho realizado com leitura, compreendendo a importância da mesma.
  • Perceber que por meio da capacidade leitora, ocorre a compreensão de mundo, a transmissão de valores sociais e culturais.
  • Buscar uma melhoria da qualidade dos saberes de leitura, através da elaboração de projetos de leitura.
  • Discutir as Matrizes de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica proposta pelo MEC para realização da Prova Brasil.
  • Resolver atividades que deem conta das habilidades propostas pelos descritores.

CONTEÚDOS

  • A qualidade do Ensino
  • A leitura e a escrita como inclusão social
  • Habilidades essenciais em Língua Portuguesa
  • Competências e habilidades leitoras
  • Como desenvolver nas crianças as habilidades básicas na leitura
  • Compreensão de textos variados e de diferentes complexidades
  • Exemplos de Projetos de Leitura
  • Matrizes de Referência do Sistema Nacional de Ed. Básica
  • Descritores
  • Compreensão de textos variados, contemplando cada descritor

METODOLOGIA

O estudo se desenvolverá a partir de:

  • Atividades dinâmicas de envolvimento teórico-prático;
  • Discussões em pequenos e grandes grupos;
  • Análise de textos com descritores;
  • Apresentação de exemplos de projetos para trabalhar a leitura.

BIBLIOGRAFIA

BAGNO, Marcos. A língua de Eulália: novela sociolinguística. 8ª ed., São Paulo: Contexto, 2000.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Linguística & Alfabetização. 10ª ed., São Paulo: Scipione, 2002.

CHARTIER, A. M. Leitura Escolar: entre Pedagogia e Sociologia. Revista Brasileira de Educação, (0) 17-52, set/out/nov/dez. Belo Horizonte: ANPED, 1995

FERRARI, A. R. (1990) O Problema do Analfabetismo no Brasil: Dez Itens. Revista da Associação Nacional de Educação ANDE, 10(17), 66-68, 1991, São Paulo: Cortez, 1990.

JOLIBERT, Josette. Formando crianças leitoras. POA: Artmed, 1994.

KAUFMAN, Ana Maria e RODRIGUEZ, Mª Elena. Escola, leitura e produção de textos. POA: Artmed, 1995.

KLEIMAN, A. Leitura: ensino e pesquisa, Campinas: Pontes, 1989.

RICHTER, Marcos Gustavo. Ensino do Português e Interatividade. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2000.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. POA: Artmed, 1998.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus.

www.pedagogiaemfoco.pro.br/esaeb.htm

http://www.provabrasil.inep.gov.br/

www.inep.gov.br/basica/saeb/

Este encontro foi muito satisfatório, os cursistas esclareceram dúvidas que darão suporte para elaboração do projeto de leitura.

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