sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Décimo sexto e décimo sétimo encontro das unidades 5 e 6, 7 e 8-TP2

O encontro teve inicío com a apresentação do vídeo da vogal "i", o que provocou bastante risos e descontração
A seguir passei o vídeo "trabalho em equipe", este vídeo mostra que juntos conseguimos muita coisa, e unidosfazemos a diferença.Não basta apenas pensarmos em nós, devemos pensar no todo e o que podemos fazer para melhorar a educação.A prova é o Gestar II que está claramente mostrando que o trabalho em equipe funciona, e muito bem.
Depois passamos para o estudo do caderno do TP2 e esclarecemos dúvidas.
Logo após comentei com as cursistas o quanto fiquei feliz por conseguir visitar todas as escolas agendadas, e ver cada uma aplicando as atividades que escolheram com muita dedicação e qualidade
Pelo fato de o tempo ser curto e devido a vários contratempos, combinamos desta vez estudar todo o TP2 mas cada uma aplicaria só um avançando.
Já havíamos pré determinado não sufocar os novos alunos cobrando tudo de uma só vez, e que nos 6º e 7º ano observaríamos os parágrafos, letra maiúscula, e a margem.No 8º e 9º anos as mesmas observações dos outros e mais concordância, conjunção, e a pontuação.Depois de dominado, avançaríamos um pouco mais.
Fiquei surpresa de ver a mudança da primeira etapa para a segunda, o interesse dos professores em planejar, aplicar e registrar tudo com fotos os trabalhos dos alunos.Os relatos dos professores também foram enriquecidos com os meus, e quando foi preciso fiz as observações necessáias.
Vou contar um pouco das muitas visitas às escolas:
O trabalho aplicado pelo professor Adriano foi o avançando na prática da unidade 6, página 56.E a atividade visa a produção textual a partir de uma imagem.Como a turma tem grande interesse por artes plásticas, ele resolveu levar uma obra surrealista de Salvador Dalí, chamada "Cisnes refletindo elefantes".Me surpreendeu, pois no nosso encontro em Porto Alegre a professora Tamar já havia nos mostrado.A imagem permite várias análises.A turma amou, a cada descoberta era uma festa, o trabalho foi ótimo.
A professora Elisbete aplicou o avançando da página 128.Para começar, ele levou à aula alguns brinquedos, como: cavalo, cachorro, gato, soldadinho, etc.E pediu a seus alunos que reproduzissem os seus.Uns logo encararam o desafio, já outros estavam um pouco envergonhados.Mas todos perceberam o que a professora estava explicando e foram muito bons e criativos os trabalhos.
A professora Magda também usou o avançando da página 56, mas ela levou várias imagens e os alunos escolheram com qual se identificavam.Também foi muito produtivo.
Já a professora Ana Paula aplicou o AAA2, foi um texto diferente e gostoso de analisar.
A professora Rosinei aproveitou que já estava trabalhando o conteúdo e aplicou o avançando da página 17, organizou vários exercícios, e uma brincadeira.Todos conseguiram realizar as atividades e no final chegaram a conclusão de que precisam esforçar-se mais para falar corretamente, algo que não é impossível.
Após, realizamos a oficina 4 que foi bastante produtiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário