Iniciei nosso encontro com uma linda mensagem. Após, começamos nossas reflexões teóricas sobre a coesão textual, onde houve muitos comentários e questionamentos.Passamos para os relatos de experiências.A professora Ana Paula contou que trabalhou o AA5 e o objetivo era observarem os parágrafos e a sequência lógica.No texto 1 os alunos tiveram mais facilidades do que no texto 2.Ela também relatou que eles prestaram muita atenção na organização e sequência de um texto.
A professora Maria Lourdes trabalhou também sobre coesão sequencial e relações de encadeamento entre as partes de um texto, roduzindo a progressão temática.
No primeiro momento, certos trabalhos não tiveram sentido, porém na reescrita o resultado melhorou.Os alunos perceberam que além de ligar as idéias ou informações, os elementos de coesão sequencial provocam expectativa de continuidade de sentido no texto, e instruem o leitor/ouvinte sobre como devem ser interpretados esses sentidos.
A professora Cláudia foi uma das que trabalharam a negação como uma relação lógica que representa a exclusão, a rejeição de possibilidade de uma informação, um fato ou uma idéia.Ela levou para a turma uma reportagem sobre Ronaldinho gaúcho, um texto pequeno e apropriado para a faixa etária do 7º an, eles gostam muito de esportes.
Após, conversaram sobre a reportagem e a história em quadrinhos do Ronaldinho, que usou como estímulo e pediu que eles respondessem algumas pergunta, tais como:Se ele não era alto, ele era?; Se não tem cabelo curto, ele tem cabelo?
A professora também pediu que os alunos escrevessem um texto narrativo-descritivo, enfatizando as informações contidas na "negação".
Quando começo os relatos já peço que todos os professores que desenvolveram o mesmo avançando complementem os relatos com algo diferente que aconteceu, pois tenho 23 professores e todos fazem questão de contar como foi sua atividade, e se cada um contasse tudo não daria tempo de fazer as nossas oficinas.O que já aconteceu.
A professora Maria Lourdes trabalhou também sobre coesão sequencial e relações de encadeamento entre as partes de um texto, roduzindo a progressão temática.
No primeiro momento, certos trabalhos não tiveram sentido, porém na reescrita o resultado melhorou.Os alunos perceberam que além de ligar as idéias ou informações, os elementos de coesão sequencial provocam expectativa de continuidade de sentido no texto, e instruem o leitor/ouvinte sobre como devem ser interpretados esses sentidos.
A professora Cláudia foi uma das que trabalharam a negação como uma relação lógica que representa a exclusão, a rejeição de possibilidade de uma informação, um fato ou uma idéia.Ela levou para a turma uma reportagem sobre Ronaldinho gaúcho, um texto pequeno e apropriado para a faixa etária do 7º an, eles gostam muito de esportes.
Após, conversaram sobre a reportagem e a história em quadrinhos do Ronaldinho, que usou como estímulo e pediu que eles respondessem algumas pergunta, tais como:Se ele não era alto, ele era?; Se não tem cabelo curto, ele tem cabelo?
A professora também pediu que os alunos escrevessem um texto narrativo-descritivo, enfatizando as informações contidas na "negação".
Quando começo os relatos já peço que todos os professores que desenvolveram o mesmo avançando complementem os relatos com algo diferente que aconteceu, pois tenho 23 professores e todos fazem questão de contar como foi sua atividade, e se cada um contasse tudo não daria tempo de fazer as nossas oficinas.O que já aconteceu.
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