terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Décimo quarto encontro









TP1 : Unidade 1 e 2.
Variantes linguístigas.
Variantes linguistícas: desfazendo equívocos.
Nos reunimos no Centro de Convívio da Prefeitura Municipal de Bagé, salão de festas, para realizarmos o 14º encontro.Debatemos, tiramos dúvidas.
Entende-se que a cultura é compreendida como um conjunto de formas de fazer, pensar e sentir de uma pessoa ou de uma sociedade, e varia no espaço e no tempo.
A língua é, ao mesmo tempo a melhor expressão da cultura, e mesmo tendo regras, é um sistema aberto e que proporciona diversas alternativas de uso.
Tudo isso nos leva a examinar com atenção o nosso desempenho como professora de Língua Portuguesa.É de extrema importância que o professor trabalhe com seus alunos, textos que mostrem diversas situações de comunicação.Pois o objetivo maior da língua é desenvolver no sujeito a competência para a leitura e produção de textos.
Após, fiz a leitura dramatizada dos textos: Ciúme, e Retrato de velho.Foi muito bom, pois contei com a parceria das colegas e ficou ótimo.Uma cursista contou que também havia realizado com seus alunos esta prática, e a partir daí começamos os relatos.
A professora Mara Denise constatou que os alunos se sentiram inseguros e envergonhados no primeiro momento, mas depois de exercitar e deixá-los a vontade, todos trabalharam com muito interesse.
Outros grupos, além do solicitado, pediram para fazer a apresentação depois.Ela também realizou o trabalho de consulta ao dicionário, para esclarecer o significado de algumas palavras do texto "Retrato velho", de Carlos Drummond de Andrade.
Muitos cursistas escolheram o avançando da página 23, "O dicionário dos jovens", eu visitei várias escolas e pude presenciar como foi importante.Segundo as professoras, foi um dos melhores trabalhos feito pelos alunos.Por ser do interesse dos jovens, aconteceu com naturalidade e houve envolvimento de todos.
Aprendi muita coisa, foi divertido, a cada escola que eu chegava era uma realidade diferente, os dicionários ficaram lindos e os textos bem variados.
Teve escolas que tive que fazer intervenções, mas foram construtivas e elas entenderam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário