quarta-feira, 1 de julho de 2009

Relatório - Oficina 5 - TP3 unidade 9 e 10















Realizei no dia 22 de junho de 2009 a oficina cinco, TP3, do programa GESTAR, com duração de 4 horas.
Foi um ótimo encontro. Começamos a dinâmica ao som de uma música instrumental, depois cada professor escreveu em um papel colorido um fragmento de uma música, poema ou pensamento que lhe diz algo. A seguir, eles comentaram sobre sua frase e fomos nos conhecendo melhor.
Além disso, realizamos uma síntese dos assuntos abordados nas unidades 9 e 10 do caderno TP3, e houve um momento para esclarecer dúvidas.Feito isso, os professores entregaram as pastas com os trabalhos dos alunos, e os relatórios sobre o avançando na prática que aplicaram.
Logo após, partimos para os relatos de suas experiências. Fiquei feliz com o que os professores contaram, pois percebi que todos desenvolveram a atividade proposta. Com excessão de uma professora que diz não ter tido tempo.A maioria deles estava a vontade para descrever suas experiências. A maior parte trabalhou com biografias,porém outros escolheram receitas, anúncios, ou classificados, apenas uma trabalhou com fábulas.
Alguns mencionaram a dificuldade em conseguir aplicar as atividades, devido ao feriado prolongado e a Conferência Nacional de Educação (CONAE).

Ao aplicar a atividade de biografia, muitos gostaram, porque puderam conhecer melhor seus alunos.Outros perceberam que se tivessem aplicado a atividade com receitas para determinada série, teriam um resultado mais produtivo. A professora Cláudia contou como propôs a atividade e o porquê de ter trabalhado com receitas (visto que na realidade da escola, o cheiro da merenda e a necessidade desta para os alunos foi o ponto de partida), e incluiu as preposições, conteúdo que está trabalhando.
Da mesma forma, a professora Mara contou que: “Apesar da turma escolhida ser difícil, surpreenderam, pois todos realizaram a tarefa, fato que nem sempre acontece.”
Muitos professores fizeram a reestruturação e outros a reescrita.
Ressaltei a importância de fazerem as adequações. Além de levar sugestões de questionamentos que norteiam o nosso trabalho e devem estar em nossa mente sempre que vamos preparar uma aula.

Ademais, trabalhamos a oficina cinco e transcorreu tudo conforme o esperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário